Como obter o ID de um canal do YouTube?

Por
| 

Alguns métodos da API de dados do YouTube precisam do ID do canal para funcionarem. Neste pequeno guia, você conhecerá algumas maneiras de se obter o ID, que nem sempre é tão simples.

Antes de começar, é importante lembrar que o ID de um canal é um dado público, apesar das eventuais dificuldades para obtê-lo.

Como obter o ID de um canal do YouTube

1. Você é o dono do canal

Sendo dono do canal, você pode obter o ID acessando o menu Configurações->Configurações Avançadas. Veja as imagens a seguir.

Menu de configurações do YouTube
ID do canal no menu de configurações avançadas do YouTube

2. Você não é o dono do canal

Por que alguém iria precisar do ID de um canal que não lhe pertence? Se você for um desenvolvedor e estiver fazendo um widget para divulgar os vídeos do canal de um cliente, então você vai precisar do ID do canal dele.

É claro, você poderia simplesmente pedir o ID, entretanto e se ele não estiver disponível? Contratempos acontecem...

2.1. Verifique a URL do canal

Acesse a página do canal e verifique a URL na barra de endereços.

2.1.1. A URL do canal não é personalizada

Se a URL tiver o formato www.youtube.com/channel/[ID-DO-CANAL], então o ID do canal está logo após o subcaminho channel. Veja a imagem:

ID na URL do canal
Observe o ID do canal na URL.
2.1.2 A URL do canal é personalizada

Se a URL tiver o formato www.youtube.com/user/, então o canal possui uma URL personalizada. Entretanto, mesmo com a personalização, todo canal possui uma URL da forma www.youtube.com/channel/[ID-DO-CANAL].

Exemplo de canal com URL personalizada
Exemplo de canal com URL personalizada. Utilizei o canal do Luba como exemplo porque o meu canal não satisfaz os critérios de URL personalizada.

Você pode obter essa URL acessando o código HTML da página do canal e analisando a meta tag og:url do código. A URL dessa tag sempre tem a forma www.youtube.com/channel/[ID-DO-CANAL].

Tag og:url com URL não personalizada do canal
Observe o ID do canal na URL da tag og:url.

Com isso, encerro este guia. Se quiser um exemplo de como o ID do canal pode ser utilizado, acesse a postagem Como listar os vídeos de um canal com YouTube Data API.

Siga o blog

Redes sociais: Facebook, Twitter, Google+, YouTube, Pinterest, Instagram

Receba notificações de novas postagens e novidades do blog por e-mail.

Importante: utilize o bom senso na hora de comentar. Acesse a política de privacidade para maiores informações sobre comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário