Código do YouTube sugere que canais infantis são 18+

Por
|  

Hoje eu estava analisando o código HTML do meu canal do YouTube para criar um tutorial sobre como obter o ID de um canal. Durante a minha empreitada me deparei com um trecho de código inusitado, que sugeria que o meu canal era para maiores de 18 anos.

Código do YouTube sugere que canais infantis são para maiores de idade

Eis o código

<meta property="og:restrictions:age" content="18+">

Trata-se de uma meta tag Open Graph. Para quem é leigo, o protocolo Open Graph é utilizado principalmente para descrever o conteúdo de páginas da internet (mas não se resume a isso).

Código HTML do Canal do Blog no YouTube. O trecho de código que indica que o canal é para maiores de 18 está em destaque.

Apesar de conhecer o protocolo, eu nunca ouvi falar dessa tag. Então resolvi pesquisar mais detalhes na documentação [1] do Open Graph e descobri que, de fato, a tag é válida e indica a restrição de idade do conteúdo.

Como o meu canal não possui conteúdo adulto (na verdade, ele não tem conteúdo), resolvi analisar o código HTML de canais infantis como o da Turma da Mônica e o da Galinha Pintadinha. Para minha surpresa a tag estava lá e também sugeria que tais canais eram para adultos.

Para me certificar de que não eram casos isolados, realizei a mesma análise em alguns canais grandes como Felipe Neto, Whinderson Nunes, 5incominutos (Kéfera), BRKsEDU e Coisa de Nerd. Todos tinham o mesmo código classificando-os como 18+.

O problema afeta apenas a página principal dos canais, não estando presente nas páginas dos vídeos. Acredito que seja algum erro do YouTube.

É bastante provável que isso não gere nenhum impacto negativo, uma vez que essa tag é pouco conhecida. Entretanto, é estranho que os programadores do YouTube tenham implementado isso.

Referências

Sugestões de livros para estudantes de computação na Amazon (patrocinado): Lista de Livros

Obrigado pela leitura! Se você puder, considere apoiar financeiramente o Blog Cyberini, Chave Pix: cyberpix9@gmail.com

Doar com PayPal

Siga o blog

Redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube, Pinterest, Instagram, Telegram

Importante: utilize o bom senso na hora de comentar. Acesse a política de privacidade para maiores informações sobre comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário