Wikipédia utiliza IA para entender melhor o assédio

Por
|  

Em colaboração com a Jigsaw, uma incubadora de tecnologia da Alphabet (dona do Google), a Wikipédia utiliza inteligência artificial para compreender melhor assédio e conteúdo tóxico nas páginas de discussão da plataforma.

Wikipédia utiliza IA para entender melhor o assédio

Todo artigo da Wikipédia possui uma aba chamada "Discussão", onde os usuários da plataforma podem realizar debates e discutir sobre o artigo. Infelizmente, alguns usuários acabam contaminando as discussões com conteúdo tóxico.

Como exemplo, a Wikipédia divulgou o seguinte comentário anônimo de 2015 de uma página de discussão:

What you need to understand as you are doing the ironing is that Wikipedia is no place for a woman.

Traduzindo: "O que você precisa entender enquanto está passando roupas é que a Wikipédia não é um lugar para mulher".

Na pesquisa, foi utilizada a abordagem do aprendizado de máquina supervisionado, onde foram utilizados 100.000 comentários coletados de páginas de discussão da Wikipédia em inglês.

A grande surpresa é 67% dos ataques pessoais são de pessoas registradas na plataforma e não de anônimos, algo que é contrário à hipótese de que os anônimos são os mais problemáticos. Além disso, a maior parte dos ataques vem de usuários ativos, isto é, que contribuem regularmente com a Wikipédia.

Aliás, apenas em 18% dos ataques os infratores foram notificados ou bloqueados. Pior ainda, dos usuários que cometeram infrações quatro ou mais vezes, apenas 60% foram punidos.

Para maiores informações, acesse o blog oficial da Wikipédia (em inglês): Algorithms and insults: Scaling up our understanding of harassment on Wikipedia.

Sugestões de livros para estudantes de computação na Amazon (patrocinado): Lista de Livros

Obrigado pela leitura! Se você puder, considere apoiar financeiramente o Blog Cyberini, Chave Pix: cyberpix9@gmail.com

Doar com PayPal

Siga o blog

Redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube, Pinterest, Instagram, Telegram

Importante: utilize o bom senso na hora de comentar. Acesse a política de privacidade para maiores informações sobre comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário