POSCOMP 2019: Questão 26 Resolvida (Estruturas de Dados)

Por
| 

Logotipo do POSCOMP 2019

Questão

Sobre listas, analise as assertivas abaixo:

  1. Objetos podem ser inseridos em uma pilha a qualquer momento, mas apenas o que foi inserido mais recentemente (isto é, o último) pode ser removido a qualquer momento.
  2. Em uma fila, os elementos podem ser inseridos a qualquer momento, mas apenas o elemento que está a mais tempo na fila pode ser removido.
  3. Em uma fila, os elementos são inseridos e removidos de acordo com o princípio "o último que entra é o primeiro que sai".

Quais estão corretas?

  • (A) Apenas I.
  • (B) Apenas II.
  • (C) Apenas III.
  • (D) Apenas I e II.
  • (E) I, II e III.

Resolução

A assertiva I está correta, pois, de fato, numa pilha o último item inserido, que fica no topo da pilha, pode ser retirado a qualquer momento, isto é, o último a entrar é o primeiro a sair (LIFO: last in, first out).

A assertiva II também está correta, pois numa fila o primeiro elemento a ser inserido na estrutura é o primeiro a sair (FIFO: first in, first out). Dessa forma, o elemento que está a mais tempo na fila será o primeiro a sair dela.

A assertiva III está incorreta, pois o princípio "o último que entra é o primeiro que sai" (LIFO) é aplicável às pilhas e não às filas.

Portanto, a alternativa correta é a D.

Mais questões

Se você deseja mais questões resolvidas do POSCOMP 2019, acesse a tag Questões do POSCOMP 2019.

Agora, se você procura questões, gabaritos e caderno de questões de outras edições, então acesse a página POSCOMP.

Resolverei as questões conforme o tempo permitir e de acordo com os meus conhecimentos. Como eu não sei resolver todas as questões, recomendo que você consulte também o gabarito oficial do exame.

Obrigado pela leitura! Se você puder, considere apoiar financeiramente o Blog Cyberini. Qualquer valor doado contribui muito para a difusão do conhecimento.

Doar com PagSeguroDoar com PayPal


Siga o blog

Redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube, Pinterest, Instagram, Telegram

Receba notificações de novas postagens e novidades do blog por e-mail.

Importante: utilize o bom senso na hora de comentar. Acesse a política de privacidade para maiores informações sobre comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário