Ferramentas para Visualização de Estruturas de Dados

Por
|  

Estruturas de Dados é um dos assuntos mais importantes que são abordados em cursos de computação. Contudo, não é um tópico fácil.

Nesta postagem, apresento um conjunto de ferramentas online desenvolvidas por membros da Universidade de São Francisco (Califórnia), que permitem visualizar o funcionamento de várias estruturas de dados e que certamente podem ajudar nos estudos. Além das estruturas, é possível também visualizar o funcionamento de alguns algoritmos.

As ferramentas estão disponíveis no seguinte site: Data Structure Visualizations. Não é necessário instalar nada, pois tudo funciona no próprio navegador.

O destaque dessas ferramentas são as animações, que mostram como cada operação de uma dada estrutura funciona passo a passo.

Dentre as estruturas de dados disponíveis estão a árvore de busca binária, a AVL, a árvore B, a árvore-rubro negra, entre outras.

Exemplo de árvore B
Exemplo de árvore B no visualizador online

O vídeo a seguir demonstra o funcionamento de algumas dessas ferramentas:

Link do vídeo: Visualizando Estruturas de Dados.

Considerações Finais

Há também um programa em Java e outro em Flash que contêm as mesmas ferramentas, porém ambos não são mais atualizados. O download da versão em Java pode ser feito na seguinte página: Data Structure Visualizations (Java).

A vantagem do programa em Java é que ele não precisa de Internet para funcionar e também não requer instalação (é basicamente um arquivo jar), contudo a sua utilização fica restrita a computadores, notebooks e netbooks com o Java instalado.

Exemplo de AVL
Exemplo de AVL no visualizador em Java

A versão em Flash pode ser acessada na seguinte página: Data Structure Visualizations (Flash). Naturalmente, é necessário ter o Flash Player instalado para poder utilizar.

Exemplo de árvore rubro-negra
Exemplo de árvore rubro-negra no visualizador em Flash

Sugestões de livros para estudantes de computação na Amazon (patrocinado): Lista de Livros

Obrigado pela leitura! Se você puder, considere apoiar financeiramente o Blog Cyberini, Chave Pix: cyberpix9@gmail.com

Doar com PayPal

Siga o blog

Redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube, Pinterest, Instagram, Telegram

Importante: utilize o bom senso na hora de comentar. Acesse a política de privacidade para maiores informações sobre comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário