PoliGauss para Android

Por
|  

Introdução

Em uma postagem anterior no blog (PoliGauss - Gerador de Equações Polinomiais), foi apresentado um aplicativo que eu desenvolvi chamado "PoliGauss" que gera equações polinomiais de segundo a quinto grau usando "Relações de Girard". O objetivo era desenvolver uma ferramenta para auxiliar nos estudos das equações polinomiais.

Na mesma postagem, eu apresentei uma versão em Java e outra em HTML com Javascript. Entretanto, alguns amigos e colegas de grupos nas redes sociais sugeriram que eu desenvolvesse uma versão em Android do aplicativo tendo em vista o enorme potencial dessa plataforma.

Atendendo a essas sugestões, desenvolvi PoliGauss para Android. Enfim, essa postagem tem como objetivo apresentar a versão Android.

O Aplicativo

Não está perfeito, afinal Android é novidade para mim, porém a interface está simples e fácil de entender e o aplicativo não apresentou bugs nos testes realizados.

As imagens abaixo são do emulador do Android disponível no Ambiente de Desenvolvimento do Android.

PoliGauss no emulador do Android
PoliGauss no emulador do Android
PoliGauss no emulador do Android
PoliGauss no emulador do Android

As imagens a seguir foram retiradas de um tablet após uma atualização no aplicativo (em 06 de Setembro de 2017):

PoliGauss num Tablet Android
PoliGauss num Tablet Android
PoliGauss num Tablet Android

Dowload e Instalação

O download do aplicativo pode ser realizado no seguinte link (Google Drive): PoliGauss (Android APK).

O aplicativo é compatível com Android 4.2.2 (Jelly Bean) ou superior.

Infelizmente, eu não tenho conta de desenvolvedor Android, então não tenho como disponibilizá-lo no Google Play. Para instalá-lo você precisa seguir alguns passos especiais, pois as configurações de fábrica do Android não permitem instalação de aplicativos fora do Google Play. Os links abaixo possuem um breve tutorial de como realizar a instalação. Você pode seguir qualquer um dos dois, pois são praticamente iguais:

[TechTudo] Saiba como baixar apps Android no PC e instalar via USB.

[Olhar Digital] Como instalar apps no Android sem precisar do Google Play.

Fique tranquilo, pois você não vai precisar fazer nenhuma gambiarra no seu aparelho para instalar o aplicativo.

Em síntese, você precisa acessar a opção "Segurança" no menu de configurações e habilitar a opção "Fontes desconhecidas". Depois de instalar, você pode desmarcar esta opção.

Agradecimentos

Gostaria de agradecer ao Aurélio Araújo (Sistemas de Informação - FAP/CE) que testou o aplicativo no celular dele e deu sugestões.

Também gostaria de agradecer aos membros dos grupos A.P.D.A. Associação de Programadores Depressivos Anônimos e Sistemas de Informação - FAP-CE (ambos do Facebook) pela sugestão de desenvolver esse aplicativo para Android.

Referências

  • [1] DANTE, Luiz Roberto. Matemática, volume único. 1ª edição. São Paulo: Ática, 2005.
  • [2] IEZZI, Gelson. Fundamentos de Matemática Elementar Volume 6 - Complexos, Polinômios, Equações. São Paulo: Atual, 1977.
  • [3] Web Site Android Developers. Disponível em <https://developer.android.com/develop/index.html>. Acesso em 02 de Janeiro de 2014.

Sugestões de livros para estudantes de computação na Amazon (patrocinado): Lista de Livros

Obrigado pela leitura! Se você puder, considere apoiar financeiramente o Blog Cyberini, Chave Pix: cyberpix9@gmail.com

Doar com PayPal

Siga o blog

Redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube, Pinterest, Instagram, Telegram

Importante: utilize o bom senso na hora de comentar. Acesse a política de privacidade para maiores informações sobre comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário