Calculadora de Equações do Terceiro Grau

A calculadora a seguir soluciona equações do terceiro grau com coeficientes reais. Uma equação do terceiro grau tem a seguinte forma:

ax3 + bx2 + cx + d = 0.



Informações e ajuda

Se algum coeficiente for decimal, utilize ponto no lugar de vírgula. Por exemplo, se algum coeficiente for igual a 8,99 então digite 8.99.

O coeficiente a não pode ser zero.

Se a equação for uma equação incompleta, isto é, se algum termo estiver ausente, substitua o coeficiente do termo ausente por zero. Exemplos:

  • Na equação x3 + 8 = 0, os coeficientes são: a = 1, b = 0, c = 0 e d = 8.
  • Na equação -x3 + 3x + 1= 0, os coeficientes são: a = -1, b = 0, c = 3 e d = 1.
  • Na equação 2x3 - x2 + 1 = 0, os coeficientes são: a = 2, b = -1, c = 0 e d = 1.

Se a opção Habilitar LaTeX estiver ativa (isto é, se a caixa estiver marcada), então as fórmulas matemáticas serão apresentadas em LaTeX, que possui uma tipografia mais elegante. Se por algum motivo as fórmulas não estiverem funcionando com o LaTeX habilitado, então desmarque esta opção para que as fórmulas sejam apresentadas utilizando texto comum.

A imagem a seguir mostra diferença entre as fórmulas com texto comum e com LaTeX

Calculadora para equações do terceiro grau com e sem LaTeX
Clique aqui para ampliar

Postagens Relacionadas

Se quiser obter mais informações sobre equações do terceiro grau, sugiro que acesse a postagem Algoritmo da Equação do Terceiro Grau. Apesar de a postagem ser voltada para programadores, após os códigos há um texto deduzindo a fórmula de Tartaglia-Cardano, que é utilizada para resolver a equação. A calculadora desta página utiliza essa fórmula.