POSCOMP 2019: Questão 19 Resolvida (Análise combinatória)

Por
| 

Logotipo do POSCOMP 2019

Questão

De quantas maneiras diferentes é possível formar uma equipe de ginástica olímpica com precisamente 3 ginastas mulheres e 4 ginastas homens, escolhidos a partir de uma delegação com 15 pessoas, das quais 8 são homens e 7 são mulheres?

  • (A) 91.
  • (B) 105.
  • (C) 1.960.
  • (D) 2.450.
  • (E) 5.460.

Resolução

A solução do problema é feita utilizando combinações simples. Serão dois cálculos, um para a parte masculina da equipe e outro para a parte feminina.

Se há sete mulheres na delegação e somente três podem fazer parte da equipe, então calculamos o número de combinações possíveis de sete mulheres agrupadas de três em três.

$$\begin{align*}C_{n,p}&=\frac{n!}{p!(n-p)!}\\C_{7,3}&=\frac{7!}{3!(7-3)!}\\&=\frac{7!}{3!\times 4!}\\&=35\end{align*}$$

O cálculo para os homens é o mesmo. Se temos oito homens e apenas quatro podem fazer parte da equipe, então calculamos o número de combinações possíveis de oito homens agrupados de quatro em quatro.

$$\begin{align*}C_{n,p}&=\frac{n!}{p!(n-p)!}\\C_{8,4}&=\frac{8!}{4!(8-4)!}\\&=\frac{8!}{4!\times 4!}\\&=70\end{align*}$$

Por fim, multiplicamos os resultados para obter o número de combinações possíveis da equipe de ginástica completa: $35\times 70=2{.}450$.

Ou seja, podemos formar a equipe de 2450 formas distintas, portanto a alternativa correta é a D.

Mais questões

Se você deseja mais questões resolvidas do POSCOMP 2019, acesse a tag Questões do POSCOMP 2019.

Agora, se você procura questões, gabaritos e caderno de questões de outras edições, então acesse a página POSCOMP.

Resolverei as questões conforme o tempo permitir e de acordo com os meus conhecimentos. Como eu não sei resolver todas as questões, recomendo que você consulte também o gabarito oficial do exame.

Sugestões de livros para estudantes de computação na Amazon (patrocinado): Lista de Livros

Obrigado pela leitura! Se você puder, considere apoiar financeiramente o Blog Cyberini, Chave Pix: cyberpix9@gmail.com

Doar com PayPal

Siga o blog

Redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube, Pinterest, Instagram, Telegram

Importante: utilize o bom senso na hora de comentar. Acesse a política de privacidade para maiores informações sobre comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário