Mentes por trás da arquitetura RISC ganham o Prêmio Turing

Por
| 

Os pesquisadores John L. Hennessy e David A. Patterson ganharam o Prêmio Turing por "serem pioneiros numa abordagem sistemática e quantitativa para o design e avaliação de arquiteturas de computadores com impacto duradouro na indústria de microprocessadores" (ACM, 2018).

Prêmio Turing 2017 vai para John L. Hennessy e David A. Patterson

Os dois são os principais pesquisadores por trás da arquitetura RISC ("Reduced Instruction Set Computer", ou "Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções") e dividirão um prêmio de 1 milhão de dólares cedido pela ACM (Association for Computing Machinery), com suporte financeiro da Google.

John L. Hennessy foi presidente da Universidade de Stanford de 2000 à 2016 e David A. Patterson foi professor de Ciência da Computação na Universidade da Califórnia, Berkeley.

Considerado o "prêmio Nobel da Computação", o Prêmio Turing reconhece as contribuições de maior importância para a área da computação.

Segundo a presidente da ACM, Vicki L. Hanson, as contribuições de Hennessy e Patterson tornaram possível a revolução mobile e da Internet das Coisas.

De acordo com a ACM, 99% dos mais de 16 bilhões de microprocessadores produzidos anualmente são processadores RISC, que são encontrados em smartphones e tablets, por exemplo.

David A. Patterson
David A. Patterson. Foto por Weinberg-Clark.

A ACM também destacou a importância do livro Computer Architecture: a Quantitative Approach, de autoria de Hennessy e Patterson, que vem influenciando gerações de engenheiros, sendo um livro-texto padrão para projetos de processadores.

Os processadores RISC possuem um conjunto simples e limitado de instruções, porém são mais rápidos e consomem menos energia, algo crucial para dispositivos móveis.

John L. Hennessy
John L. Hennessy. Foto por Linda A. Cicero/Stanford News.

As primeiras companhias a utilizar a arquitetura RISC em seus processadores, nos anos 1980, foram a Sun Microsystems e a MIPS Technologies. Posteriormente, os processadores RISC foram ofuscados pelos processadores da Intel. Contudo, atualmente a situação está se invertendo, ou melhor, já se inverteu, graças ao crescimento colossal do uso de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis nos últimos anos.

Hennessy e Patterson receberão o Prêmio Turing formalmente no dia 23 de junho de 2018 em São Francisco, Califórnia.

Referências

Sugestões de livros para estudantes de computação na Amazon (patrocinado): Lista de Livros

Obrigado pela leitura! Se você puder, considere apoiar financeiramente o Blog Cyberini, Chave Pix: cyberpix9@gmail.com

Doar com PayPal

Siga o blog

Redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube, Pinterest, Instagram, Telegram

Importante: utilize o bom senso na hora de comentar. Acesse a política de privacidade para maiores informações sobre comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário