HydroSchrödinger: Gerador de Orbitais do Hidrogênio

Por
|  

Introdução

HydroSchrödinger é um programa desenvolvido em Java cujo o principal objetivo é gerar gráficos de dispersão dos orbitais do hidrogênio.

O hidrogênio é um átomo que possui um próton e um elétron. Os orbitais do hidrogênio são as regiões onde a probabilidade de encontrar o elétron é maior. A figura a seguir mostra um exemplo de orbital gerado por HydroSchrödinger:

Exemplo de orbital do hidrogênio.

Quanto mais escura uma região, maior a probabilidade de encontrar o elétron.

Além dos orbitais, HydroSchrödinger também é capaz de gerar gráficos da função radial, que é uma das funções que compõem a função de onda do hidrogênio:

Exemplo de função radial.

Para usar HydroSchrödinger é recomendado que se tenha algum conhecimento sobre mecânica quântica, em particular sobre a equação de Schrödinger e funções de onda. Além disso, seu uso é destinado para fins didáticos.

Para maiores informações sobre a equação de Schrödinger, funções de onda e orbitais, consulte as referências ao final da página.

Funcionamento

Tanto os gráficos dos orbitais como os gráficos da função radial utilizam a função de onda, que é a solução da equação de Schrödinger (neste caso, independente do tempo).

Os orbitais são gerados fazendo uso da função de densidade de probabilidade, que é o módulo da função de onda ao quadrado.

A função de onda do átomo de hidrogênio é expressa em coordenadas esféricas. A "parte" da função de onda que depende apenas do raio é a função radial, cujo gráfico também pode ser gerado por HydroSchrödinger.

Para gerar os gráficos, esse programa utiliza a API JFreeChart.

Requisitos

Para executar HydroSchrödinger, é necessário ter o Java 8 ou superior instalado no computador.

Download e Guia do Usuário

O download de HydroSchrödinger pode ser feito no link: Guia em PDF.

O guia do usuário em PDF explicando as funcionalidades de HydroSchrödinger pode ser obtido no link: HydroSchrödinger (Java).

Referências

Sugestões de livros para estudantes de computação na Amazon (patrocinado): Lista de Livros

Obrigado pela leitura! Se você puder, considere apoiar financeiramente o Blog Cyberini, Chave Pix: cyberpix9@gmail.com

Doar com PayPal

Siga o blog

Redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube, Pinterest, Instagram, Telegram

Importante: utilize o bom senso na hora de comentar. Acesse a política de privacidade para maiores informações sobre comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário