Qual é o algoritmo de ordenação mais pesquisado no Google?

Por
| 

Ao procurarmos um algoritmo para resolver um problema, normalmente queremos o algoritmo mais rápido e que consome menos recursos computacionais.

Portanto, é natural imaginar que os algoritmos mais eficientes também sejam os mais pesquisados na internet. Afinal, quem iria procurar um algoritmo ineficiente se há uma opção melhor?

Algoritmo de ordenação mais pesquisado no Google

Infelizmente, quando levamos em conta os algoritmos de ordenação, esse raciocínio falha.

Por incrível que pareça, o Bubble Sort é o algoritmo de ordenação mais pesquisado no Google!

Utilizando a ferramenta Google Trends, podemos verificar o nível de interesse das pessoas por um determinado assunto ou palavra chave.

Ao comparar os algoritmos de ordenação abaixo, o Bubble Sort apresenta, em média, o maior nível de interesse nos últimos cinco anos, considerando o mundo inteiro [2][3][4]

  • Bubble Sort
  • Merge Sort
  • Insertion Sort
  • Selection Sort
  • Quicksort
  • Shell Sort
  • Heapsort

Em alguns períodos de tempo, o Bubble Sort é ligeiramente superado por algum outro algoritmo de ordenação, como o Merge Sort. Entretanto, em geral, o Bubble Sort sempre se mantém no topo.

Na análise, consideramos o nível de interesse por palavra chave, onde a palavra chave era o nome de cada algoritmo. O período analisado foi de 19 de junho de 2013 até 19 de junho de 2018.

No artigo "Bubble sort: an archaeological algorithmic analysis" o autor Owen Astrachan faz uma análise similar, também utilizando o Google. No comparativo, Astrachan concluiu que, nos anos 2000 e 2002, o Bubble Sort era o terceiro algoritmo de ordenação mais popular [1]. Ou seja, o Bubble Sort partiu da medalha de bronze para a medalha de ouro.

Felizmente, alguns algoritmos eficientes como o Merge Sort e o Quicksort possuem uma média de interesse bem próxima do Bubble Sort, como podemos constatar nos gráficos a seguir.

Comparativo entre o Bubble Sort, Merge Sort e Insertion Sort no Google Trends
Comparativo entre o Bubble Sort, Merge Sort e Insertion Sort no Google Trends [2]. O termo "Bubble Sort" apresenta o maior nível de interesse nas pesquisas do Google do que os termos "Merge Sort" e "Insertion Sort", entretanto a média de interesse do Merge Sort é bem próxima do Bubble Sort (ampliar gráfico).
Comparativo entre o Bubble Sort, Quicksort e Selection Sort no Google Trends
Comparativo entre o Bubble Sort, Quicksort e Selection Sort no Google Trends [3]. O termo "Bubble Sort" apresenta o maior nível de interesse nas pesquisas do Google do que os termos "Quicksort" e "Selection Sort", entretanto a média de interesse do Quicksort é bem próxima do Bubble Sort (ampliar gráfico).
Comparativo entre o Bubble Sort, Shell Sort e Heapsort no Google Trends
Comparativo entre o Bubble Sort, Shell Sort e Heapsort no Google Trends [4]. O termo "Bubble Sort" apresenta um nível de interesse nas pesquisas do Google muito superior que os termos "Shell Sort" e "Heapsort" (ampliar gráfico).

Referências

Sugestões de livros para estudantes de computação na Amazon (patrocinado): Lista de Livros

Obrigado pela leitura! Se você puder, considere apoiar financeiramente o Blog Cyberini, Chave Pix: cyberpix9@gmail.com

Doar com PayPal

Siga o blog

Redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube, Pinterest, Instagram, Telegram

Importante: utilize o bom senso na hora de comentar. Acesse a política de privacidade para maiores informações sobre comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário