POSCOMP 2018: média e desvio padrão

Por
| 

A FUNDATEC divulgou hoje a média nacional e o desvio padrão do POSCOMP 2018, valores calculados considerando o número de acertos de cada candidato.

POSCOMP 2018: média e desvio padrão

O exame era composto de 70 questões objetivas, sendo 20 de Matemática, 30 de Fundamentos da Computação e 20 de Tecnologia da Computação.

A média geral foi de 28,80. Isso significa que, em média, os candidatos acertaram menos da metade das questões. O desvio padrão foi de 7,62.

Distribuição normal das notas do POSCOMP 2018
Distribuição normal das notas do POSCOMP 2018

A tabela a seguir indica o desempenho dos alunos em cada parte da prova.

Matéria Média Desvio padrão
Matemática 7,51 3,30
Fundamentos da Computação 12,37 3,89
Tecnologia da Computação 8,92 2,37
Geral 28,80 7,62

Alguns programas de pós-graduação em computação exigem que o candidato tenha nota no POSCOMP acima da média para ser admitido.

Considerando a distribuição normal obtida através dos dados divulgados (média e desvio), estima-se que 48,95% dos candidatos ficaram acima da média, isto é, acertaram pelo menos 29 questões.

O POSCOMP é um exame organizado anualmente pela SBC. Seu objetivo é avaliar os conhecimentos de candidatos a programas de pós-graduação na área da computação.

A prova, gabarito definitivo e o documento oficial com a média e o desvio padrão podem ser obtidos no link: POSCOMP 2018 (Google Drive)

Para mais informações, acesse a página da FUNDATEC.


Siga o blog

Redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube, Pinterest, Instagram, Telegram

Receba notificações de novas postagens e novidades do blog por e-mail.

Importante: utilize o bom senso na hora de comentar. Acesse a política de privacidade para maiores informações sobre comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário