Google anuncia o fim do Google+

Por
| 

Como parte do Projeto Strobe, que visa aprimorar a segurança de dados, o Google decidiu encerrar o Google+. Apenas a versão para empresas será mantida.

Google anuncia o fim do Google Plus

Criada em 2011, como sucessora espiritual do extinto Orkut, a versão da rede social para usuários comuns teve o seu encerramento anunciado junto com uma falha de segurança que afetou cerca de 500.000 usuários.

Essa falha, segundo o Google, permitiu que aplicativos que utilizaram a API do Google+ tivessem acesso a campos do perfil do usuário que não estavam marcados como públicos. Entres os dados que estavam vulneráveis estão o nome, endereço de e-mail, ocupação, sexo e idade (lista completa dos dados).

A falha já foi corrigida, no entanto ela aparentemente foi o estopim que levou o Google a tomar a drástica decisão. Também foi informado que não foram encontradas evidências de que alguém tenha usado essa falha de forma abusiva.

Outros motivos alegados pelo Google para o encerramento do Google+ foram a baixa taxa de engajamento e uso, bem como o curtíssimo tempo que as pessoas permaneciam na rede social: 90% dos acessos duravam menos de cinco segundos.

Dificuldades relacionadas ao desenvolvimento e a manter a plataforma também foram consideradas pelos desenvolvedores.

O processo de encerramento da rede social levará 10 meses, com conclusão prevista para agosto de 2019. Durante esse período, o Google dará detalhes aos usuários sobre como migrar seus dados.

Considerações finais

A notícia me pegou de surpresa, pois recentemente o Google+ até criou uma nova comunidade, a Google+ Aspire, para ajudar criadores a produzirem conteúdo para plataforma, o que deu a entender que a plataforma ainda estava viva.

Alguns criadores também ficaram muito decepcionados e expressaram os seus pensamentos sobre o ocorrido

Criei uma coleção com mais de 186.000 seguidores muito ativos e ainda crescendo rapidamente. É a principal conexão e transferência para um blog e canal do YouTube. Todo esse trabalho foi duro. Obrigado Google+. Obrigado por tratar seus usuários como apenas dados que podem ser excluídos. Estou muito decepcionado com o Google. No final, é tudo sobre o dinheiro, seu dinheiro. - Harry Fabel
Comentário do Harry Fabel sobre o fim do Google Plus
E a principal lição para os usuários finais, como nós, que investiram milhares de horas ajudando a criar serviços como o Google+ e o Google Reader? Nunca invista profundamente em uma plataforma que não seja o foco principal da empresa por trás dela. - Gideon Rosenblatt
Comentário do Gideon Rosenblatt sobre o fim do Google Plus

Eu particularmente não tinha muitos seguidores na rede social, porém eu gostava dela. Como o Marcos Lemos (Ferramentas Blog) sempre diz: nunca coloque todos os ovos numa única cesta.

Anúncio oficial do Google (em inglês): Project Strobe: Protecting your data, improving our third-party APIs, and sunsetting consumer Google+

Sugestões de livros para estudantes de computação na Amazon (patrocinado): Lista de Livros

Obrigado pela leitura! Se você puder, considere apoiar financeiramente o Blog Cyberini, Chave Pix: cyberpix9@gmail.com

Doar com PayPal

Siga o blog

Redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube, Pinterest, Instagram, Telegram

Importante: utilize o bom senso na hora de comentar. Acesse a política de privacidade para maiores informações sobre comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário