Buscas no Google pela linguagem Java caem pela metade

Por
|  

Em 2013, a quantidade de buscas no Google pela linguagem de programação Java era duas vezes maior do que em 2018.

Buscas no Google pela linguagem Java caem pela metade

Entretanto, a linguagem ainda se mantém entre as mais populares.

Os dados foram obtidos através do Google Trends, ferramenta do Google que permite verificar o interesse das pessoas por um determinado assunto ou palavra chave, considerando, é claro, as pesquisas realizadas através do Google.

O período avaliado foi de 21 de junho de 2013 até 21 de junho de 2018 e foram consideradas todas buscas realizadas no mundo.

Gráfico de linhas da queda nas buscas no Google pela linguagem Java
Gráfico 1. O gráfico mostra o interesse pela linguagem Java nas buscas do Google entre os dias 21 de junho de 2013 e 21 de junho de 2018 (período de cinco anos). Vemos uma queda de interesse de 50% ao compararmos o início e o fim do período analisado [1] (ampliar).

É importante enfatizar que esses dados não indicam necessariamente que os programadores estão utilizando menos o Java, apenas mostram que a linguagem está sendo menos pesquisada no Google.

Isso, contudo, pode ser um indicativo de que a linguagem da Oracle esteja aos poucos perdendo o seu trono.

Gráfico de dispersão da queda nas buscas no Google pela linguagem Java
Gráfico 2. O gráfico de dispersão contém os mesmo dados do Gráfico 1. A reta indica a tendência linear dos dados (obtida através da regressão linear). A reta é decrescente por causa da queda de interesse (ampliar).

Por outro lado, ao comparar o Java com outras linguagens populares como C, C++, C#, JavaScript, PHP e Python, o Java lidera o número de buscas [2][3].

Comparativo de interesse pelo Java, C, JavaScript, PHP e C++ nas buscas do Google
Gráfico 3. Comparativo entre o Java, C, JavaScript, PHP e C++ nas buscas do Google [2]. O Java apresenta o maior interesse no comparativo, mesmo com a queda (ampliar).
Comparativo de interesse pelo Java, Python e C# nas buscas do Google
Gráfico 4. Comparativo entre o Java, Python e C# nas buscas do Google [3]. O Java apresenta o maior interesse no comparativo, entretanto o Python apresenta uma alta significativa (ampliar).

O comparativo também mostra que algumas linguagens apresentam uma tendência de crescimento nas buscas, como o Python.

O fato de o Gráfico 1 nos levar a acreditar que a tendência para o futuro é de queda, também devemos considerar a possibilidade do interesse se tornar constante. Isto é, sem quedas ou altas consideráveis. Isso ocorre com algumas linguagens mais antigas, como o C (veja o Gráfico 3).

Enfim, tentar prever o futuro não é algo simples, mesmo utilizando ferramentas sofisticadas (essa frase foi meio redundante, mas tudo bem). Apesar dessa queda de interesse corresponder apenas às buscas no Google, não podemos descartar a provável hipótese de que ela também seja um reflexo do mundo real e que os programadores, de fato, estejam utilizando menos a linguagem Java. Ou seja, mais um capítulo da história "não se apegue a uma linguagem de programação".

Referências

Sugestões de livros para estudantes de computação na Amazon (patrocinado): Lista de Livros

Obrigado pela leitura! Se você puder, considere apoiar financeiramente o Blog Cyberini, Chave Pix: cyberpix9@gmail.com

Doar com PayPal

Siga o blog

Redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube, Pinterest, Instagram, Telegram

Importante: utilize o bom senso na hora de comentar. Acesse a política de privacidade para maiores informações sobre comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário